segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Ponte Sobre o Rio Negro








Exibir mapa ampliadoA Ponte sobre o Rio Negro terá um comprimento total de 3.505 metros, incluindo aí as rampas de acesso nos pontos de chegada e saída em Manaus e em Iranduba. Em termos de vãos, serão 73 vãos, sendo que estes vãos terão – em sua grande maioria, uma extensão 45 metros entre cada pilar.

A extensão do trecho estaiado – onde estarão afixados os canos de sustentação, chamados estais, será de 400 metros. Ainda nesse trecho estarão os dois maiores vãos da ponte, em sua parte central, com 200 metros de comprimento, sendo um de cada lado da torre central, em formato de diamante, que terá exatos 182 metros de altura.

A largura total da ponte será de 20,70 metros, o que disponibilizará quatro faixas de tráfego – duas de cada pistas, além de passeio para pedestres em ambos os lados da pista. No trecho estaiado, a largura será um pouco menor, da ordem de 20,60 metros, por conta da colocação dos estais, dos cabos de fixação e apoio nesse trecho.

A altura do vão central será de 55 metros, contados do tabuleiro da ponte até o bloco do pilar maior na cota 30, ou seja, na maior enchente do rio. Na vazante, esse número aumenta. O secretário de Infra-Estrutura, Marco Aurélio de Mendonça, disse, exemplificando, que “na hipótese de que o rio tenha uma vazante de 10 metros, esse número subirá para 65 metros”. Esse número permite que transatlânticos, que navios de grande porte possam passar por sob a ponte e chegar até o arquipélago das Anavilhanas ou outro destino qualquer, sem nenhuma preocupação. Essa cota poderia ser bem menor, reduzindo consideravelmente o custo da obra, mas por determinação do Governo do Estado essa cota foi mantida para garantir total segurança e tranqüilidade para a navegação a montante da ponte, ou seja, em direção às cabeceiras do rio.

Voltando a falar da torre central, seu formato em diamante será o primeiro a ser construído no Brasil, com uma altura de 182 metros, o que equivale a um prédio de 60 andares. “Uma pessoa que se posicionasse no ponto mais alto desse pilar, teria uma visão bem abrangente do cenário local, talvez até do arquipélago das Anavilhanas de um lado, e do Encontro das Águas a jusante”, explicou o secretário.

Esse vão central – com 400 metros de extensão, terá o apoio de 104 estatais, que são os cabos de sustentação. Aponte toda terá 426 vigas pré-moldadas. Os locais de acesso, de um lado e outro, aqui em Manaus e no Iranduba, foram escolhidos a permitir uma inclinação mínima da rampa, que ficará em 3,01% - no máximo, o que permitirá o tráfego de carros e cargas de qualquer porte, como por exemplo de tijolos, sem os problemas verificados atualmente quando do desembarque das balsas, cuja inclinação não é a ideal para esse tipo de carga.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Hospital 28 de Agosto & Instituto da Mulher








Exibir mapa ampliado
O nome do hospital é uma homenagem à mãe do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Omar não deixou de mencionar que a obra foi concluída ainda na administracão de Eduardo Braga, ficando para ele a responsabilidade de equipá-la e inaugurá-la.Localizado na rua Recife, ao lado do novo Hospital 28 de Agosto, o Instituto da Mulher foi entregue à população como uma nova proposta de atendimento integral e humanizado, específico ao segmento feminino. Com 185 leitos, a unidade possui cinco pavimentos, com todos os setores envolvidos no atendimento da mulher, em suas múltiplas necessidades. Além de uma maternidade com 96 leitos, a nova unidade disporá de serviços ginecológicos com 70 leitos para cirurgias eletivas e um pronto socorro funcionando 24 horas. “É um serviço inédito na região Norte. Ao mesmo tempo em que vamos dispor de mais leitos de maternidade, estaremos oferecendo tratamento para todos os tipos de patologias ginecológicas, serviços de mastologia, banco de leite humano e atendimento às vitimas de violência sexual”, destaca o governador.

SEPLAN (Secretaria do Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico)








Exibir mapa ampliado

Desenvolver o sistema estadual de planejamento estratégico e coordenar as políticas públicas de desenvolvimento sócio econômico do Amazonas.Telefones: (92) 2126-1200/2126-1227 Endereço: Rua Major Gabriel, nº 1870 - Praça 14 de Janeiro - Cep: 69020-060 Horário de Atendimento: 08:00 às 17:00h

MTE Ministerio do Trabalho e Emprego








Av. André Araújo nº 140, Aleixo Manaus - AM CEP 69069-001 Telefone:(92) 3216-9254 Ouvidoria do Ministério do Trabalho e Emprego é um canal direto de comunicação com a população, que permite ao cidadão fazer reclamações, sugestões, críticas, elogios e denúncias, referentes a procedimentos e ações de agentes, diretamente ligados ou subordinados ao Ministério do Trabalho e Emprego - MTE. O papel da Ouvidoria é proteger o cidadão contra a violação de direitos, contra erros, negligências, abuso de poder ou contra a má administração do serviço público, com o propósito de melhorar a administração pública e tornar a ação governamental mais transparente e os agentes públicos mais responsáveis por suas ações, omissões e decisões.

Fórum Ministro Henoch Reis



TJAM (CNPJ/ 04.812.509/0001-90) Fórum Ministro Henoch Reis Bairro de Adrianópolis CEP: 69.057-020 Rua Paraiba, s/n 3303 + Ramal. Clique nos cabeçalhos das colunas para ordenar ascendente ou descendente. Diretor do Fórum: Desembargador LUIZ WILSON BARROSO. Juiz Auxiliar da Diretoria: Dr. ROBERTO SANTOS TAKETOMI. Coordenação Geral de Distribuição Processual do 1º Grau: KAREN BRANDÃO PONTES. Protocolo Judicial do 1º Grau: MARCIA CRISTINA DAS NEVES AMORIM.